Mestre Tokuda, em uma das Cachoeiras dos Dragões (Mosteiro Eisho-ji, 2001) |
Ao se preparar para o samu (trabalhos de casa, jardim ou cozinha em um mosteiro ou templo Zen), o Mestre Tokuda nunca se esquece de colocar a sua tenugui, uma toalhinha de tecido de algodão que se usa para enrolar a cabeça.
Segundo o Monge Keisuko Matsumoto, autor do livro “Manual de Limpeza de um Monge Budista”, as toalhas tenugui podem ser consideradas testemunhas oculares da história do Japão. Em um trecho do texto, o monge Keisuko pergunta: “o que é alguém vestindo samuê (roupa de trabalho de um monge budista) puído e uma tenugui na cabeça?" Para tentar responder essa pergunta, o Seirenji - Centro Zen do Recife irá disponibilizar algumas dessas toalhinhas.
A orientação do Monge Mokudô, coordenador geral do Centro, é que todos os praticantes possam ter suas tenugui nos próximos trabalhos de samu do Seirenji.
Para isso, a praticante de Zen recifense, Maria Keizan, irá confeccionar algumas dessas toalhinhas. Quem se interessar, poderá entra em contato com ela pelo telefone (81) 97301-8502 ou e-mail mariapignata11@gmail.com.
Samu realizado no Seirenji |
Nenhum comentário:
Postar um comentário