quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

A Prática do Zazen




"A prática do Zazen significa tornar-se Buda. E tornar-se Buda significa que cada célula, toda a carne e a pele tornam-se Buda através do Zazen. No início temos sempre dores, isto é natural, é o processo inicial. Nosso corpo é deformado, por isso temos no começo tais dificuldades. Depois vem a respiração. Uma respiração lenta, profunda e tranquila. E se nós assim respiramos, então esta é a respiração de Buda. A respiração  está em direta ligação com nossas emoções e estados de espírito. Quando  estamos muito zangados ou muito nervosos, então  temos uma respiração ofegante. Quando  choramos, temos uma respiração soluçante. Muito lenta, muito calma, e profunda, esta é a respiração de Buda. Façam-na! Se vocês o conseguirem, vocês serão Buda. “Buda, eu?”  Sim”, “Eu, não”, “Sim, agora, você é Buda”  “Buda sem auréola”.   A respiração está em relação direta com o espírito e quando a respiração está calma e pacífica, então o espírito também está calmo e pacífico."

Trecho de "A Virgem e a Mulher de Pedra" do Mestre Ryotan Tokuda

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

Vocês Já Ouviram a Voz de Deus?


"Vocês já ouviram a voz de Deus? Talvez agora ainda não, mas talvez hoje à noite. Nós precisamos ainda um pouco de tempo para nos prepararmos, isto significa um processo. Primeiro nós precisamos nos preparar, isto quer dizer que nós precisamos cortar todas as nossas relações exteriores. Segundo - nós precisamos preparar o nosso ambiente. O ambiente aqui é muito bom. Isto aqui é um perfeito centro de meditação. Porém isto ainda não é o bastante. O problema somos nós próprios. Algumas vezes  temos o verdadeiro silêncio a nossa volta, e então o silêncio é tão barulhento, que  não conseguimos dormir à noite, assim  chegamos a ter saudade dos ruídos e barulhos da cidade grande.

Então o ambiente não é suficiente, nós precisamos manter o silêncio dentro de nós mesmos, nossa própria natureza precisa ser silenciosa, para isso precisamos controlar nossos desejos e cobiças. Existem cinco tipos de desejo: O primeiro é o desejo de comer; segundo é o desejo de dormir. Para continuar a viver, precisamos comer e dormir, mas  demais também não é bom, por isso precisamos controlar ambos. O terceiro é o desejo por sexo, que é um campo importante e sagrado. Uma relação sexual pode nos dar muito prazer, mas muitas vezes depois provoca infelicidade. Quando comemos e dormimos estamos à sós. Na sexualidade, no entanto, estamos sempre envolvidos com um companheiro, por isso precisamos controlar o sexo. O quarto é o desejo por coisas materiais e o quinto é o desejo por status e fama.  Estes cinco tipos de desejos estão ligados aos cinco órgãos dos sentidos, os olhos, os ouvidos, a boca, o nariz e o tato. Através do controle destes cinco sentidos podemos preparar o nosso ambiente. E então podemos de fato nos ocupar com o corpo e a alma."
Trecho de:  A Virgem e a Mulher de Pedra- mestre Tokuda Igarashi

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Registro do ZAZENKAI / SAMU em 09/02/2019









Nosso zazenkai /samu realizado dia 09/02/2019 foi muito proveitoso. O Teisho foi realizado ao longo do dia e encerramos as atividades com um zazen.

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

PARINIRVANA




Na semana de 11 a 15 de fevereiro o Centro Zen terá em suas atividades, leitura do último discurso de Buda (parinirvana) ocorrido no dia de sua morte, 15 de fevereiro. Será uma semana de reflexão acerca de um texto muito iluminado! Gasshô!

ZAZENKAI SAMU

O Centro Zen Recife realizará um zazenkai samu em 09/02/2019. O zazenkai samu substituirá o sesshin que seria realizado a partir do dia 08 deste mês. 
Teremos o início das atividades a partir das 06:00h da manhã e previsão de término entre 16:00h e 17:00h. Iniciaremos as atividades com zazen às 06:00h  e ao longo do dia teremos teisho(ensinamentos) e samu(consertos e limpeza das instalações).
Solicitamos, gentilmente, que cada participante traga sua própria alimentação e utensílios pessoais para o dia e que, aqueles que puderem, dentro de suas limitações, realizem doações para as despesas mensais do Centro Zen.
Gasshô!