segunda-feira, 16 de março de 2020

ATENÇÃO - Suspensão de Atividades

Devido às recentes orientações das autoridades oficiais de saúde, no intuito de conter a proliferação do coronavírus e levando em consideração que vários praticantes utilizam meios públicos de transporte, o Centro Zen do Recife avaliou suspender suas atividades por um período de 15 dias, inicialmente.
 Estamos programando nosso retorno para o dia 06 de abril de 2020. Sugerimos a todos que invistam em ações que visem manter uma boa imunidade a fim de conseguir alguma proteção além de diminuir a curva de propagação do vírus neste momento tão delicado que nos acomete. Fortaleçam suas práticas de zazen e estudos do Dharma em casa.
 IMPORTANTE: façam suas práticas de zazen naqueles horários em que iriam ao centro praticar!!

sexta-feira, 13 de março de 2020

Os Milhares




“Melhor do que mil palavras inúteis é uma palavra útil, com a escuta da qual, se alcança a paz. Melhor do que mil versos inúteis, é um verso útil, com a escuta do qual, se alcança a paz. Melhor do que recitar uma centena de versos sem sentido é o recitar um verso do Dhamma, com a escuta do qual, se alcança a paz. Embora se possa conquistar mil homens mil vezes em batalha, contudo aquele que se vence a si mesmo é sem dúvida o mais nobre dos vencedores.
A auto conquista é de longe melhor que a conquista de outros. Nem mesmo um deus, um anjo, Mara ou Brahma pode transformar em derrota a vitória de uma pessoa com auto- -domínio, sempre com controlo na conduta. 106. Mesmo que mês após mês, mesmo que por cem anos se oferecessem sacrifícios aos milhares, contudo, se apenas por um momento se reverenciassem aqueles de mentes aperfeiçoadas, essa honra é sem dúvida melhor do que um século de sacrifício.

 Mesmo que se observasse o sacrifício do fogo na floresta por cem anos, contudo, se apenas por um momento se reverenciassem aqueles de mentes aperfeiçoadas, essa reverência é sem dúvida melhor do que um século de sacrifício. Quaisquer presentes e oblações, que alguém ofereça neste mundo por um ano inteiro em busca de mérito, nada disso vale, nem um quarto do mérito obtido por reverenciar os Justos, o que é verdadeiramente excelente.
 Para aquele sempre pronto a reverenciar e servir os mais velhos, estas quatro bênçãos resultam: vida longa, felicidade, beleza e poder.
Vale mais viver um dia virtuoso e meditativo do que viver cem anos, imoral e descontrolado. Vale mais viver um dia sábio e meditativo do que viver cem anos, tolo e descontrolado. Vale mais viver um dia diligente e resoluto do que viver cem anos, preguiçoso e disperso. Vale mais viver um dia a ver a ascensão e a queda das coisas do que viver cem anos sem nunca ver a ascensão e a queda das coisas. Vale mais viver um dia a ver a Realidade Imortal do que viver cem anos sem nunca ver a Realidade Imortal. Vale mais viver um dia a ver a Verdade Suprema do que viver cem anos sem nunca ver a Verdade Suprema. ”

Trecho do Dhammapada - Acharya Buddharakkhita