Leitura de 10 de Dezembro - Noite
Os Feitos do Bodhisativa
A ira é uma perturbação da mente, a hostilidade a perturba mais ainda; dissimulação é um ocultar de faltas; ressentimento, um apego a caminhos faltosos. Desonestidade é impostura extrema; fingimento, tortuosidade da mente; inveja é sofrer pelas boas qualidades de outros; avareza é o temor de dar. Ser insolente e desavergonhado expressa insensibilidade para consigo e os outros; presunção conduz à falta de respeito; esforço perverso é contaminação que advém da ira. Arrogância é acreditar-se superior; não-consciência é negligenciar as virtudes; o orgulho tem sete formas, cada uma das quais vos explanarei:
Vangloriar-se de ser o mais humilde entre os humildes, ou igual ao igual, ou maior do que, ou igual ao humilde, chama-se orgulho da personalidade;
Vangloriar-se de ser igual àqueles que por alguma qualidade são melhores, é orgulho de superioridade;
Pensar que se é mais elevado que os extremamente elevados, que acreditam ser superiores, é orgulho maior que o orgulho - como um abcesso num tumor, isso é muito maligno;
Conceber um "eu" devido à ignorância dos cinco vazios [agregados], que são chamados de apropriação, diz-se que é o orgulho de pensar "eu".
Acreditar que já foram obtidos frutos ainda não alcançados é o orgulho da presunção.
Gabar-se de atos indignos é conhecido pelo sábio como falso orgulho.
Menosprezar a si mesmo, pensando "eu sou insensato", é chamado o orgulho da modéstia.
Estes são, em suma, os sete orgulhos.
(A Grinalda Preciosa - Nagarjuna)
________
Nossas Atividades
Terças às 19h: Zazen, leituras e chá.
* Aqueles que vêm pela primeira vez precisam receber a orientação de postura. Para isso, é preciso chegar por volta das 18h.
* Para qualquer atividade, chegar com, ao menos, 15 minutos de antecedência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário