Dogen Zenji é o fundador a escola Soto Zen. Ele nasceu na cidade de Quioto, em 26 de Janeiro de 1200, e faleceu aos 53 anos. Ordenado monge budista da escola Tendai aos treze anos, Dogen sentiu-se decepcionado com a realidade que via de monges relacionados com membros do poder, em busca de riqueza e prestígio.
Além disso, o jovem tinha uma questão que queria responder: “As escolas de budismo ensinam que os seres humanos são dotados de natureza-búdica por nascimento. Se isso é verdade, por que os Budas de todas as épocas — indubitavelmente iluminados — ensinam que é necessário buscar a iluminação e engajar-se em práticas espirituais?”
Nessa busca, Dogen, aos 24 anos, foi para a China e, depois de praticar por vários anos, recebeu a transmissão do Dharma. Mestre Dogen voltou ao Japão, onde ensinou e praticou até sua morte.
"Este Dharma está abundantemente presente em cada ser humano, mas se não praticarmos, ele não se manifesta, e se não o experimentarmos, ele não pode ser realizado."
(Mestre Dogen)
- Leia mais: http://pt.wikipedia.org/wiki/Eihei_Dogen
- Dica: O filme Zen – A vida de Dogen Zenji resume bem a história do mestre Zen, além de ser uma bela produção, tanto pelo enredo quanto pela fotografia.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário